PGO: Controle sobre as obras públicas

PGO: Controle sobre as obras públicas

Acompanhar o andamento das obras públicas, desde o projeto inicial até a licitação de compras e execução do projeto, tudo em um mesmo sistema gerido em plataforma online com acesso a todos os responsáveis pelo serviço executado e prestação de contas. Esse é um dos benefícios do novo Programa de Gestão de Obras – PGO do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA.

 

A ferramenta, lançada em julho, já está sendo testada por dez municípios catarinenses. O programa é desenvolvido em plataforma web e direcionado para os setores de planejamento e obras. Desta forma, todos os responsáveis podem ter o controle integrado de convênios federais, contratos de empreitada, termos aditivos assim como também o andamento de toda e qualquer construção pública em todas as suas etapas: editais, orçamentos, licitações, compras, cronograma, medição, resumo de medição entre outras.

 

Dentro deste programa há ainda uma ferramenta própria para a criação de orçamentos. Com ela, todo o projeto pode ser orçado conforme os padrões da Caixa Econômica Federal (DTB), com disponibilidade ainda de utilização das tabelas SINAPI, SEOP, DER, DNIT, DEINFRA, além de poder integrar tabelas diferentes bastando apenas que se solicite a inclusão. Com isso, a atualização das tabelas de preços é automática e as tabelas de referência podem ser mudadas de forma simples. “É só definir a tabela de referência que o programa faz o cálculo e gera o resultado automaticamente nos padrões da DTB da Caixa Econômica Federal”, explica Gilsoni Albino, diretor do CIGA.

Segundo o diretor, com o programa economiza-se até 80% do tempo na elaboração dos orçamentos e processos de construção dos projetos, com a vantagem de não se correr o risco de ter um projeto rejeitado por divergências de valor entre o que está no orçamento e a tabela oficial.

 

Para contratar o Programa de Gestão de obras, o município deve ser consorciado ao CIGA. O valor da manutenção mensal é calculada com base no coeficiente populacional, independente do número de engenheiros e profissionais que acessarem o sistema. Os valores variam de R$ 150,00 a R$ 3.000,00.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do Consórcio em site.beta.consorciociga.gov.br.

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC