AMAVI: Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí completa 52 anos

AMAVI: Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí completa 52 anos

AMAVI: Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí completa 52 anos

Os municípios do Alto Vale do Itajaí comemoram hoje os 52 anos de fundação da AMAVI. A Associação foi uma das pioneiras em Santa Catarina. A AMAVI foi criada na década de 60 com o objetivo de congregar, unir, discutir, resolver, treinar, relacionar e divulgar assuntos comuns aos 20 municípios que formavam a região naquela época.

O propósito da Associação se intensificou com o passar dos anos e contribuiu para fortalecer os municípios da região. Atualmente são 28 associados: Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Salete, Santa Terezinha, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

Entenda a atuação da AMAVI

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí atua em diversas áreas técnicas, que vão desde Assistência Social, Educação e Desporto, Planejamento Territorial, Engenharia e Arquitetura até Relações Institucionais e Informática, por exemplo. A AMAVI também oferece diversos sistemas integrados aos seus associados, com o propósito de simplificar a gestão municipal.

As deliberações da AMAVI são feitas em Assembleia Geral, que reúne os prefeitos associados. Além disso, também há uma diretoria executiva, composta por presidente, vice, tesoureiro e secretário geral. A Associação conta ainda com secretarias administrativas, técnicas e conselho fiscal.

Conheça o Alto Vale do Itajaí

A localização geográfica privilegiada favorece a economia diversificada. Os destaques da região são a indústria de confecção, metalmecânica e agroindústria alimentícia. A distribuição equilibrada da população na cidade e no campo também favorece a diversidade produtiva, os municípios da AMAVI produzem muito fumo em folha, cebola, aves e suínos.

O Alto Vale do Itajaí situa-se no centro de Santa Catarina, por onde passa a rodovia BR-470, considerada importante corredor turístico do Mercosul. Seus vales formam inúmeros cânions e corredeiras em seus rios, que propiciam a prática do rafting, canoagem e bóia-cross em suas águas e desníveis fluviais.

 

Foto: Shutterstock

Os comentários estão fechados.