AMESC: Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense completa 37 anos

Já destacamos aqui no Blog do CIGA o papel das associações de municípios, que promovem o desenvolvimento econômico e social de cada região. Hoje vamos abordar a história da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, a AMESC, que completou 37 anos de fundação no dia 5 de setembro. A AMESC reúne 15 prefeituras: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balenário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

A AMESC foi criada para fortalecer a estrutura técnica e administrativa dos municípios filiados. Começou as atividades com uma atuação de caráter mais reivindicatório, mas com o passar do tempo evoluiu e hoje atua no planejamento regional e exerce atividades de prestação de serviços, sempre com o propósito de defender os interesses dos municípios associados e seus cidadãos.

Entenda a atuação da AMESC

A AMESC é responsável pela coordenação do movimento econômico do extremo sul catarinense e se destaca em nível estadual, principalmente por compartilhar soluções que facilitam o controle econômico das empresas da região e da produção agrícola. Além disso, a Associação também oferece cursos de qualificação profissional e palestras aos agentes políticos e servidores públicos, com o propósito de orientá-los quanto ao uso adequado dos recursos públicos.

Atualmente o prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette, preside a Associação e conta o auxílio da equipe da técnica para o desenvolvimento das atividades. A gerente executiva é Ester Zanette Barp e o coordenador do Movimento Econômico, Moacir Mário Rovaris. Completam a equipe o analista de sistemas, Aílson Piva; a assistente social, Rosangela Paulino Alexandrino e as recepcionistas Jeniffer dos Santos Pedro e Débora Mansan. A AMESC conta ainda com o auxílio de profissionais técnicos nas áreas de assistência social, educação, meio ambiente, engenharia, nutrição, tecnologia, esporte e comunicação.

37 anos de atuação no Extremo Sul

“A AMESC está prestes a completar quatro décadas de um trabalho reconhecido pela credibilidade. É muito gratificante presidir a Associação neste momento e relembrar sua história, quando o sonho de nove prefeitos se transformou em realidade e hoje alcança o êxito trabalhando em prol de 15 cidades da região. É muito significativo trabalharmos unidos em prol dos municípios e do bem estar da população, independente de nossas posições partidárias”, afirmou o presidente da AMESC, Jonnei Zanette.

Quem deseja conhecer mais sobre a história e atuação da AMESC pode acessar o seu site www.amesc.com.br, onde são publicados destaques, notícias dos municípios associados, planos municipais de gestão integrada, cursos, editais e demais informações sobre as atividades cotidianas da entidade.