Associações de Municípios: a união fortalece

Associações de Municípios: a união fortalece

Entidades buscam interesses comuns de cada região. 

As Associações de Municípios são entidades sem vinculação político-partidária, criadas para fortalecer e promover o desenvolvimento econômico e social de cada região, através da defesa dos interesses institucionais dos municípios associados.

Santa Catarina tem hoje 21 Associações de Municípios, divididas por regiões, cada uma delas é mantida com recursos dos próprios associados. Em contrapartida, a Associação capacita os servidores públicos, assessora as prefeituras e fomenta o relacionamento entre os associados e outras esferas governamentais, entre outras atividades.

A atuação e demais decisões das Associações de Municípios são feitas em reuniões oficiais, como Assembleias Ordinárias ou Extraordinárias. Também é comum que essas entidades tenham atividades dividas por colegiados, que trabalham paralelamente em áreas distintas, como educação, agricultura, saúde, trânsito, entre diversas outras.

Há mais de 30 anos foi criada a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com a proposta de representar e unificar as Associações dos Municípios. A FECAM atua em parceria com as Associações de Municípios, oferecendo diversas soluções tecnológicas, serviços de consultoria e informações que facilitam a tomada de decisões, planejamento e desenvolvimento dos municípios.

O CIGA também é um parceiro das Associações de Municípios, sempre pronto a ouvir suas necessidades e apresentar soluções tecnológicas que atendem o interesse comum, de forma eficiente e econômica, atendendo também a Lei da Transparência Pública.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

Os comentários estão fechados.