Conheça as novas atualizações do Diário Oficial dos Municípios

Conheça as novas atualizações do Diário Oficial dos Municípios

atualizações do Diário Oficial dos Municípios

O Diário Oficial dos Municípios foi o primeiro sistema oferecido pelo CIGA aos municípios consorciados. Desde o seu lançamento já se passaram onze anos. Neste período o DOM, como é geralmente chamado, evoluiu, se consolidou e atualmente é o canal oficial de publicação 257 cidades de Santa Catarina que juntas já publicaram mais de 1,9 milhões de atos.

A equipe de desenvolvimento do CIGA está trabalhando constantemente para aperfeiçoar o sistema e adequá-lo às necessidades dos municípios. Para este ano estão previstas diversas atualizações que vão tornar o Diário Oficial dos Municípios ainda melhor.

Recentemente foram lançadas algumas funcionalidades novas, como a impressão de extratos, que simplifica o acesso de atos individualmente e o QR Code que facilita o acesso a edição assinada digitalmente.

Acervo Público

A última novidade do Diário Oficial dos Municípios é o aperfeiçoamento do cadastro do acervo. A versão beta do Acervo Público já foi liberada aos usuários no mesmo ambiente do cadastro de atos do DOM.

Com essa funcionalidade os municípios e demais entidades podem disponibilizar documentos para consulta pública eletrônica de atos anteriores a instituição do Diário Eletrônico, como por exemplo legislações antigas, atos de pessoal, documentos na íntegra, informações históricas de domínio público.

No caso de itens de acervo é possível informar nos metadados a data de vigência do ato e desta forma em pesquisas históricas o item aparecerá cronologicamente ordenado. Os atos de acervo vão aparecer junto da pesquisa dos demais atos do DOM, mas, haverá a informação “acervo” em destaque, já que itens de acervo não fazem parte das edições diárias.

O que são metadados de publicações?

A equipe que trabalha neste upgrade tem chamado a melhoria de “metadados”. Esse termo é usado na informática para descrever informações complementares ou correspondentes.

Segundo o Analista de Sistemas do CIGA, Bruno Renan Gelako dos Santos, o objetivo da nova funcionalidade é classificar melhor as informações cadastradas. Com o mais informações sobre cada publicação feita no DOM será possível criar buscas avançadas. Alguns exemplos são buscas por ordem cronológica e por autor.

Os metadados são informações que complementam um determinado dado, ou seja permitem aperfeiçoar a pesquisa. No caso de atos ou acervo público, os metadados de publicações permitem aumentar a eficiência da pesquisa.

Experiência do Usuário

As atualizações previstas para o Diário Oficial dos Municípios também pretendem melhorar a experiência do usuário. Para isso a equipe busca formas de tornar o DOM cada vez mais intuitivo para os consorciados.  

Quer conferir se o seu município já está inserindo metadados nas publicações? Acesse Diário Oficial dos Municípios e pesquise em “Leis dos Municípios“, no lado superior esquerdo. A funcionalidade está sinalizada com “nova”.  Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.