CIGA realiza atos alusivos aos seus 10 anos

CIGA realiza atos alusivos aos seus 10 anos

CIGA-10-anos

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA realizou sua última Assembleia Geral do ano. O encontro extraordinário foi realizado na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS e reuniu a diretoria do consórcio, representantes dos municípios consorciados, associações municipais, colaboradores e membros de entidades parceiras.

Na ocasião, ocorreram homenagens para instituições e pessoas que se destacaram na construção e fortalecimento do CIGA. Foram entregues certificados de reconhecimento para as seguintes categorias: entidade promotora, articuladores de implementação, municípios fundadores, primeiro contratante, maior número de publicações no Diário Oficial dos Municípios, município 100% contratante, empregados do consórcio e diretoria do consórcio, entre outros.  

[responsive]CIGA-10-anos[/responsive]

A história do CIGA

O CIGA foi idealizado pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e instituído no dia 29 de novembro de 2007. A proposta do consórcio era prestar serviços de tecnologia da informação e com isso contribuir para a economia de recursos públicos. Os municípios fundadores do consórcio foram: Balneário Piçarras, Capão Alto, Curitibanos, Garuva, Gaspar, Lauro Muller, Luzerna, Massaranduba, Monte carlo, Paraíso, Salete, São carlos e Sombrio.

A primeira solução oferecida pelo CIGA foi o Diário Oficial dos Municípios, que teve seu primeiro ato publicado em 2008, pelo município de José Boiteux, em caráter experimental. O primeiro município a contratar o CIGA foi Canoinhas, em fevereiro de 2009 . Atualmente são 407 contratos vigentes com mais de 900 sistemas contratados, atendendo cerca de 9.000 usuários dos municípios e alcançando uma população de 16 milhões de pessoas.

“Com este ato simbólico queremos agradecer a todos que construíram este consórcio, desde o que assinou o primeiro ato,até aqueles que ratificaram a sua criação na primeira Assembleia que oficializou a construção e o início dos trabalhos do CIGA. Hoje estamos registrando a nossa homenagem a cada um que construiu esse consórcio para os municípios”, afirmou o presidente do CIGA e prefeito de Lebon Régis, Douglas Fernando de Mello.

[responsive]CIGA 10 anos [/responsive]

O CIGA em números

Passados dez anos de sua fundação, os números revelam o crescimento do CIGA e alguns chegam a impressionar. O Diário Oficial dos Municípios tem edições com mais de 1500 páginas, alcançando o marca 2.000 atos publicados todos os dias por 532 instituições de 246 municípios do Estado. Tudo isso levando em conta três princípios muito importantes para a administração pública municipal: transparência, economia e preservação do meio ambiente.

Quando o CIGA foi criado o cenário era bem diferente do atual. Isso porque há 10 anos não era tão fácil falar em diário eletrônico, comunicação por smartphone ou nota fiscal eletrônica. Mas a evolução rápida da tecnologia ajudou a impulsionar os sistemas, hoje fornecidos pelo CIGA, para atender as demandas dos municípios. Um exemplo são as soluções voltados à gestão tributária, que processam bilhões de declarações de mais de 16 milhões de empresas do Simples Nacional.

Quem faz o CIGA?

O CIGA conta com um equipe de 17 empregados públicos, que atendem os 306 municípios consorciados. Atualmente são 290 cidades catarinenses e os demais de outros Estados do país. Vale ressaltar que capitais importantes como: Porto Alegre, Salvador, Rio Branco e João Pessoa são consorciadas. Com isso, as soluções fornecidas pelo CIGA alcançam uma população de 16 milhões de habitantes. Quer conhecer a equipe do CIGA? Clique aqui.    

“O CIGA é uma excelente iniciativa e acredito que os avanços que estão por vir certamente tornarão o consórcio ainda melhor, atraindo municípios grandes, como São Paulo, por exemplo. Afinal, Florianópolis se tornou um polo tecnológico fortíssimo e hoje estamos colocando nossos sistemas e tecnologias em todo o mundo. Parabéns ao CIGA pelo exemplo de administração e gestão, que contribui para tornar o nosso Estado, cada vez mais um Estado de excelência”, afirmou o Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento e representante do Governo do Estado de Santa Catarina no evento, Fábio Murilo Botello.

Quer saber quais são os próximos planos para o CIGA? Continue acompanhando nosso blog.