Ciga Geo é destaque no informativo de agosto da Confederação Nacional dos Municípios

Ciga Geo é destaque no informativo de agosto da Confederação Nacional dos Municípios

Artigo da CNM ressalta iniciativa que é uma boa prática de governança para municípios e já resultou em economia de R$ 11 milhões. 

O informativo de agosto da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) trouxe um destaque especial para o Ciga Geo, o sistema de geoprocessamento desenvolvido pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga). O artigo elogia a iniciativa que oferece aos municípios consorciados uma ferramenta moderna e eficiente para o planejamento e a gestão territorial.  

O Ciga Geo permite aos gestores municipais acessarem e analisar dados geográficos, ambientais, socioeconômicos e cadastrais de forma integrada e online. Além de facilitar a tomada de decisões, o sistema também contribui para a transparência e a participação social, pois disponibiliza as informações para a população através de um portal na internet.  

A ferramenta também é reconhecida como uma referência nacional para a implementação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), um instrumento que visa integrar as informações cadastrais e territoriais dos imóveis urbanos e rurais; e do Geo Saúde, que permite o acompanhamento e tomada de decisões precisas na área de saúde dos municípios. 

O artigo publicado no informe também ressalta que o Ciga Geo é uma boa prática de governança municipal, pois é fruto da cooperação entre os municípios consorciados, que compartilham recursos e conhecimentos para aprimorar os serviços públicos.  

Segundo dados do Ciga, o Geo já resultou em uma economia de R$ 11 milhões para os municípios participantes, que deixaram de contratar serviços individuais de geoprocessamento. Ele ainda destaca que o sistema é um exemplo de como os consórcios públicos podem ser instrumentos eficazes para o fortalecimento do municipalismo e o desenvolvimento local. 

Acessar informativo da CNM