CIGA participa do I Fórum Nacional de Compras Públicas

CIGA participa do I Fórum Nacional de Compras Públicas

compras-públicas

O I Fórum Nacional de Compras Públicas foi realizado de 3 a 5 de dezembro, em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O objetivo principal do evento foi promover a articulação e o desenvolvimento de ações de cooperação, integração e compartilhamento de soluções e produtos, além da troca de experiências e gestão do conhecimento ligado às compras públicas.

A gerente administrativa do CIGA, Morgana A. M. Bagini e o técnico em TI, Guilherme da Rocha Koehler representaram o consórcio no evento. Segundo Morgana, a participação no I Fórum Nacional de Compras Públicas foi importante para conhecer experiências já aplicadas no setor público e privado. Outro aspecto interessante foi o debate sobre tendências e assuntos relevantes para o setor.

Durante o evento foram realizadas palestras de líderes brasileiros e internacionais, oficinas, debates e networking. Tudo com o objetivo de inspirar o trabalho em rede e a inovação, a fim de aperfeiçoar o processo de compras públicas no setor privado e no terceiro setor. O professor de Legislação de Compras Públicas Steven Schooner, da George Washington University (Estados Unidos), reforçou que  “O desafio é oferecer tutela e capacitação contínua aos agentes de compras – é preciso, também, diversificar os projetos com os quais eles trabalham para que suas habilidades sejam cada vez mais amplas”. A importância da capacitação dos agentes de compras foi um aspecto bastante enfatizado durante todo o evento.

Compras públicas no Brasil

A Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) é responsável por fomentar a modernização das compras públicas. É uma organização de natureza colaborativa, que tem o propósito de conectar instituições e suas unidades de compras com a União, Estados, municípios e demais órgãos envolvidos no processo, como o Tribunal de Contas. Além da cooperação entre os participantes a RNCP também estimula o aperfeiçoamento das compras públicas no país.

Quais as vantagens de participar da RNCP

A RNCP possui um portal que concentra informações sobre compras públicas nacionais, para o compartilhamento de soluções, acesso a cruzamentos de dados para apoio à compra pública. Outro diferencial é oferecer uma rede de capacitação e formação em compras públicas, inclusive uma trilha direcionada somente para processos, competências e formação, além de eventos nacionais e internacionais sobre o tema.

A organização também dispõe de amplo acesso a sistemas federais gratuitos de compra públicas; promove a profissionalização de agentes de licitação com certificações e prêmios em compras públicas. Isso sem falar no acesso a um compêndio consolidado de legislações, publicações e trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre outros benefícios.

Para saber mais sobre a Rede Nacional de Compras Públicas acesse https://www.compraspublicasbrasil.gov.br.

 

Foto: Divulgação/CIGA