Como aumentar a eficiência na gestão pública

Como aumentar a eficiência na gestão pública

A missão de qualquer gestor público é ampliar a eficiência, reduzir os custos e aumentar os investimentos em saúde, educação, saneamento, dentre outras prioridades. Mas, como fazer isso? Uma alternativa é tirar proveito da tecnologia da informação. Atualmente existem várias soluções voltadas para o aperfeiçoamento dos processos e, consequentemente, da eficiência na gestão pública.

Diferente do que muitos prefeitos pensam, investir em tecnologia não requer altos investimentos. Existem opções acessíveis que contribuem para as tomadas de decisões e ainda ampliam a transparência da gestão pública municipal. O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA é um exemplo disso, pois fornece sistemas que simplificam a gestão fiscal, a publicação de atos oficias, controle de obras e até o acompanhamento das atividades legislativas.

Atualmente já são mais de 290 municípios consorciados ao CIGA, utilizando as soluções fornecidas pelo consórcio. A contratação tem um custo reduzido e os sistemas passam por melhorias constantes, inclusive partindo das sugestões dos próprios usuários. O CIGA trabalha com tecnologia e metodologia de ponta, incluindo aplicativos móveis e servidores em nuvem, com acesso 100% web de qualquer lugar e a qualquer momento de forma ágil e segura.

Administração, Controle e Sociedade

Também com foco na eficiência da gestão pública o  Tribunal de Contas de Santa Catarina realizou recentemente o “Congresso de Direito Público: Administração, Controle e Sociedade”. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Auditório do TCE/SC e reuniu servidores públicos internos, externos, profissionais que atuam na área do Direito Público e cidadãos. O presidente do CIGA, Douglas F. de Mello, prefeito de Lebon Régis e o diretor executivo do consórcio, Gilsoni Lunardi Albino, estavam entre os presentes.

Objetivo do evento foi capacitar os envolvidos na administração pública, a partir do compartilhamento do conhecimento relacionado à gestão pública e ao Estado, ampliando as oportunidades de interação entre a administração e o controle. Durante o evento foram abordados temas como direito público e a resolução de conflitos, sustentabilidade na administração pública e o novo regime fiscal e o papel do Tribunal de Contas.

 

Foto: Unsplash

Os comentários estão fechados.