O papel do Movimento Municipalista para o fortalecimento da gestão pública

O papel do Movimento Municipalista para o fortalecimento da gestão pública

O papel do Movimento Municipalista para o fortalecimento da gestão pública

No Brasil existem mais de 5 mil municípios, distribuídos em todos os estados. Como enfrentam desafios similares, o movimento municipalista é um meio de integrar e fortalecer a gestão municipal. A Confederação Nacional de Municípios – CNM reúne 26 federações estaduais, que representam as cidades brasileiras em nível estadual. A Federação Catarinense dos Municípios – FECAM atua para atender aos interesses coletivos das prefeituras catarinenses.

A Confederação Nacional de Municípios – CNM é a maior entidade municipalista da América Latina. Seu objetivo é consolidar o movimento municipalista e fortalecer a autonomia dos órgãos públicos. A CNM promove iniciativas políticas e técnicas que visam a excelência da gestão e da qualidade de vida da população.

A CNM em Florianópolis

Recentemente o presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski esteve em Florianópolis. Na ocasião, o representante da CNM visitou a sede do FECAM, onde participou de uma reunião tratar da crise dos municípios, a questão dos consórcios públicos, além de ser homenageado no evento festivo de aniversário da FECAM. Algumas federações municipais, como a AMUPE, de Pernambuco e a FAMURS, do Rio Grande do Sul que representam outros estados também marcaram presença e contribuíram para o debate sobre a gestão pública municipal.

Criada por meio do interesse das associações e federações estaduais de municípios, a CNM visa a solução dos problemas comuns aos municípios brasileiros. Com mais de 30 anos, a entidade se consolidou como uma forte representante nacional em prol dos interesses da gestão municipal, a fim de aperfeiçoar a qualidade de vida da população. Ziulkoski, está há 19 anos à frente da CNM, que elege regularmente sua diretoria e possui uma gestão colegiada.

Marcha em Defesa dos Municípios

A CNM também promove anualmente uma mobilização dos gestores públicos em defesa dos municípios. A Marcha em Defesa dos Municípios é realizada há quase vinte anos e tornou-se o maior evento político do país. Neste ano, o encontro reuniu mais de cinco mil participantes em Brasília, dentre eles prefeitos, secretários municipais e vereadores, dentre outros gestores públicos.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

 

Os comentários estão fechados.