Pagamento de Tributos por meio de Cartão de Crédito é realidade nos municípios consorciados ao CIGA

O município de São Martinho disponibilizou o serviço para que impostos e taxas possam ser parcelados em até 12 vezes, sem que o contribuinte perca qualquer desconto oferecido. A taxa de operação do serviço é informada ao contribuinte antes da adesão.

Na visão do Prefeito de São Martinho e Presidente do CIGA, Robson Jean Back, além da evolução tecnológica que proporciona comodidade ao cidadão, esta modalidade de pagamento diminuirá a inadimplência dos tributos municipais.

Em Biguaçu, o objetivo da administração também foi de simplificar a vida dos contribuintes, que poderão ter mais essa opção para pagamento, já que os cartões vêm sendo utilizados cada vez mais por questões de segurança e facilidade.

Em ambos os casos, o município recebe o valor do imposto ou da taxa à vista, sem cobrança de taxas adicionais pelos municípios. Para o contribuinte que opta pelo pagamento no débito, será cobrada uma tarifa pela operação, em valor fixo ou percentual. Já no crédito, além das tarifas, também serão cobrados juros. Os valores das tarifas e dos juros são informados antes da operação e aplicados diretamente pelas operadoras dos cartões.

No site do CIGA há um roteiro( https://consorciociga.gov.br/sistema-de-pagamentos-por-cartao/) para o município aderir ao Credenciamento de Pagamento por Cartão e Créditos, sendo que não há custos  para o município que aderir ao projeto.