CIGA lança plataforma de geoprocessamento no Congresso de Prefeitos

CIGA lança plataforma de geoprocessamento no Congresso de Prefeitos

O Congresso de Prefeitos 2019 começa nesta terça-feira, dia 24, com uma programação intensa voltada para a inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal. O CIGA será responsável por diversos workshops e também faz parte da organização de algumas atividades. Um exemplo é o lançamento do CIGA GEO, um sistema de informações georreferenciadas voltado para o cadastro imobiliário e gestão de impostos prediais e territoriais.

O que é CIGA GEO?

A proposta do CIGA GEO é simplificar as rotinas e processos municipais por meio da consolidação e visualização de informações georreferenciadas. Esses dados podem ser gerados tanto por sistemas internos ou externos das prefeituras. O sistema também é a terá integração com os sistemas tributários já utilizados pelos municípios.

O diretor executivo do CIGA, Gilsoni Lunardi, explica que a plataforma também favorece a regularização do cadastro imobiliário e a otimização da fiscalização dos tributos territoriais. “O CIGA GEO possibilita o aumento da arrecadação e a redução da evasão fiscal, uma vez que as informações são atualizadas e confiáveis. Portanto, fornecem às prefeituras mais recursos advindos de receita própria do município”, afirma.

Como funciona o CIGA GEO

Para apresentar o CIGA GEO no Congresso de Prefeitos foram selecionadas 35 análises gráficas e georreferenciadas dos 295 municípios de Santa Catarina. As informações cadastradas no sistema podem ser variadas, sobre: empresas, empregos, economia, arrecadação de impostos, população, índices de desenvolvimento e agronegócio. Tudo isso pode ser visualizado de forma fácil e rápida, basta escolher uma região ou município de interesse.

Conheça o CIGA GEO

O CIGA GEO será apresentado primeiramente no Workshop de Treinamento, marcado para 24 de setembro, às 10 horas. Posteriormente o sistema será exibido durante um painel sobre as práticas de georreferenciamento na governança municipal, no Seminário de Inovação e Tecnologia, dia 26 de setembro, às 11 horas. Nestes dois momentos a ferramenta será apresentada em detalhes, inclusive com a presença do diretor e técnicos da empresa responsável pelo desenvolvimento do CIGA GEO.

Foto: pexels.com