Programa de Gestão do Simples Nacional

Conheça o sistema que facilita a gestão de informações das empresas optantes pelo Simples Nacional.

O noticiário cita com frequência o Simples Nacional, mas muita gente ainda não sabe o que é. O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, criado com a proposta de unificar a arrecadação dos impostos, tributos e contribuições que devem ser feitos pelas micro e pequenas empresas do país. Ele unifica impostos federais, estaduais, municipais e previdenciários. Para facilitar a gestão de todas as informações referentes ao Simples Nacional o CIGA criou um sistema para que os municípios acompanhem os contribuintes que optaram por este sistema.

O Programa de Gestão do Simples Nacional atualiza diariamente as informações sobre as empresas optantes pelo Simples e favorece a análise dos dados declarados à Receita Federal do Brasil, além de gerar relatórios personalizados para demonstrar a arrecadação, inadimplência e indícios de sonegação fiscal. Com isso os municípios conseguem acompanhar com mais eficiência todas as informações do Simples Nacional. Já são mais de 550 milhões de documentos processados pelo CIGA, sobre empresas que optaram pelo Simples Nacional e Microempreendedores Individuais, os MEIs.

Fórum Regional dos Fiscos Municipais 2015
Recife foi a primeira capital a utilizar o Sistema de Gestão do Simples Nacional, que é voltado para municípios. A capital de Pernambuco também realizou recentemente o Fórum Regional dos Fiscos Municipais 2015, um evento com dois dias de duração, que reuniu representantes de diversos municípios. O sistema criado pelo CIGA foi apresentado aos participantes, que puderam ver exemplos de relatórios e como funciona a navegação.

Os benefícios do sistema criado pelo CIGA vão além da agilidade no acompanhamento e acesso às informações, pois favorece também à economia de recursos públicos. Para contratar o Programa de Gestão do Simples Nacional o município interessado deve se tornar um consorciado do CIGA e formalizar o Contrato de Rateio, além de solicitar a Dispensa de Licitação para a Contratação do Serviço.  No site do CIGA é possível visualizar os valores para a contratação do sistema, confira no link .

Foto: Divulgação/Shutterstock