CIGA busca fornecedor de sistema de geoprocessamento

CIGA busca fornecedor de sistema de geoprocessamento

geoprocessamento

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA publicou nesta semana um Aviso de Licitação e Pregão Presencial em busca de um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG). O objetivo é contratar uma empresa que forneça a solução para incluir no portfólio de produtos do CIGA e oferecê-la aos municípios consorciados.

O Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) deve contemplar a implantação, manutenção e personalização para a identificação das políticas, mecanismos e procedimentos que permitam a geração, gestão, acesso, compartilhamento, disseminação e uso de dados geoespaciais. O propósito de incluir a ferramenta entre as soluções fornecidas pelo CIGA é simplificar a gestão do cadastro imobiliário e integrá-lo aos demais sistemas usados pelos municípios e sistemas fornecidos pelo consórcio.

Por que os municípios precisam de geoprocessamento?

O geoprocessamento tem um impacto direto na arrecadação fiscal dos municípios. Para garantir que a cobrança aos contribuintes seja feita adequadamente, a administração municipal precisa manter as informações territoriais atualizadas em seus cadastros. Isso significa acompanhar a ampliação e reformas dos estabelecimentos instalados no município, pois as melhorias e valorização dos imóveis provoca um aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano.

A tecnologia simplifica significativamente o processo de mapeamento da ocupação das cidades e no campo, onde é feito o levantamento dos espaços ocupados. Com um Sistema de Informações Georreferenciadas é possível dimensionar claramente os espaços ocupados em áreas urbanas e rurais a fim de contribuir para que a atualização da arrecadação de impostos seja feita regularmente e de forma precisa.

Pregão 01/2018

O CIGA realizará uma sessão pública de Pregão Presencial para receber os sistemas interessados em participar da Licitação. Será no dia 8 de maio, às 15 horas, na sede do consórcio. O critério de julgamento aplicado será o menor preço global e a estimativa máxima da contratação será de 48 meses. Vale ressaltar que a ferramenta deve ser disponibilizada para os usuários por meio de plataforma web, compatível com os principais navegadores. Todas as especificações técnicas estão disponíveis no Termo de Referência.

 

Foto: Freepik