A tecnologia impulsiona a transformação do Diário Oficial

A tecnologia impulsiona a transformação do Diário Oficial

diario-oficial

Você já parou pra analisar as mudanças que a tecnologia está provocando no setor público? Um exemplo disso é o Diário Oficial dos Municípios, que gera economia, pode alcançar mais pessoas e ainda fomenta a transparência dos atos públicos municipais.O Diário Oficial dos Municípios, também chamado de DOM, já está perto de chegar a edição 2.500 e no próximo ano completa dez anos.

A era digital também chegou para o Diário Oficial da União, impresso pela última vez no último dia 30 de novembro. Foram 155 anos de impressão em papel para comunicar os atos oficiais da república, mas a partir de agora é tudo pela internet. Segundo o Jornal Nacional, antes de ter sua versão eletrônica, o DOU tinha 90 mil exemplares impressos, mas quando foi disponibilizado na web – há 20 anos – este número caiu para 6 mil.

Economia

Para imprimir o Diário Oficial da União era necessário 720 toneladas de papel por ano, o que equivale a 11 mil árvores. A versão digital não causa impacto ambiental e fica disponível 24 horas na internet, durante todos os dias, facilitando o acesso à informação para a população. Agora, a natureza sai ganhando e o cidadão também.

Segurança

O coordenador de tecnologia da Imprensa Nacional, Symball Rufino, explicou que são usados diversos recursos para garantir que nada seja alterado na versão online. “Para garantir a segurança usamos recursos de certificação digital a fim de garantir a integridade e autenticidade das informações.

Transparência Pública

Já o secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, que é especialista em contas públicas afirma que a população precisa ter como fiscalizar os atos públicos. A versão digital do Diário Oficial estimula o controle social, pois as condutas e decisões do poder público ficam mais acessíveis.

Novidades no Diário Oficial dos Municípios

O Diário Oficial dos Municípios também está sempre em busca de simplificar a informação para os leitores. Recentemente o informativo passou a exibir também um QR Code, que codifica por meio de uma imagem o link de cada edição. Com a medida ficou mais fácil acessar determinadas publicações, basta guardar os códigos do seu interesse e escaneá-los para acessar o conteúdo rapidamente.

Para saber mais sobre o Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina clique aqui ou entre em contato conosco.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock