Treinamento sobre o Simples Nacional na Bahia

Na semana passada o CIGA realizou um treinamento sobre o Simples Nacional na Secretaria da Fazenda de Salvador, na Bahia. O evento contou com a presença de 60 participantes, entre fiscais e auditores de várias cidades do Estado. A atividade foi ministrada pelo analista de sistemas do CIGA, Marcello Previdi e pelo auditor fiscal da Receita Municipal de Joinville, Maico Bettoni.

O treinamento foi realizado no Auditório da Secretaria da Fazenda do Município de Salvador  e contou com apoio da Associação Baiana dos Auditores Fiscais Municipais (ABAM). Segundo o facilitador Maico Bettoni ressaltou que o seleto público demonstrou muito interesse pelo assunto abordado durante o treinamento. “Fiquei muito surpreso com a receptividade ao tema”, afirmou Bettoni.

[responsive]

Simples Nacional

Durante a capacitação os instrutores abordam as mudanças no Simples Nacional e também apresentam o G-Simples. O sistema é uma alternativa para fazer a gestão do alto volume de dados do Simples. Com o auxílio da tecnologia é possível monitorar a arrecadação municipal e identificar eventuais erros e possíveis fraudes.

Atualmente a Bahia tem doze municípios consorciados ao CIGA, dentre eles a capital Salvador. A metade dos municípios baianos que fazem parte do CIGA já utilizam o G-Simples. O sistema processa mais de um milhão de dados de contribuintes, simplificando a rotina do fisco municipal.

Quer saber mais sobre o G-Simples? Entre em contato pelo email ciga@ciga.sc.gov.br.