Votação eletrônica está disponível para o CIGA Câmara

Votação eletrônica está disponível para o CIGA Câmara

votacao-eletronica

A novidade foi desenvolvida e está sendo homologada pela Câmara de Biguaçu, além de dar maior agilidade ao trâmite do processo legislativo, a votação eletrônica dá maior transparência as votações. Também torna a pauta do legislativo mais dinâmica.

As Câmaras municipais que utilizam o CIGA Câmara tem diversas funcionalidades que incluem o processo legislativo, portal para Câmara incluindo as ferramentas relacionadas a Lei de Acesso à informação. A publicação no Diário Oficial dos Municípios também é disponibilizado sem custos adicionais e de forma integrada.

Em 2020 haverá também o sistema de processo eletrônico a disposição do legislativo possibilitando eliminar 100% do fluxo de papel no legislativo.

Parlamento Jovem de Biguaçu

Na primeira semana de outubro a votação eletrônica do CIGA Câmara foi apresentada ao Parlamento Jovem de Biguaçu, que testou seu funcionamento para a votação de dois projetos de lei. Os jovens vereadores usaram smartphones, tablets e computadores para registrar seus votos, que foram acompanhados em tempo real num telão – o painel de votação.

Antes disso, a sessão seguiu o ritual de abertura de votações, com tempo determinado. A ferramenta estará disponível no CIGA Câmara e por meio dela a população poderá acompanhar as votações do legislativo em tempo real. É uma forma de aumentar a transparência das Câmaras de Vereadores e aproximá-las cada vez mais da sociedade.

O Parlamento Jovem é um programa educacional que busca estimular a prática da cidadania, bem como o fortalecimento da democracia entre os jovens. O projeto também promove a integração entre o poder legislativo e as instituições de ensino do município, uma vez que os jovens parlamentares são estudantes entre 16 e 18 anos.

Foto: CIGA/Divulgação